A única igreja no estilo mourisco do Brasi

timer 1 min de leitura

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha

A Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha está localizada no bairro da Lapinha, entre os bairros da Soledade e Liberdade em Salvador, capital do estado da Bahia. O bairro fica no alto da cidade e se caracteriza por seus casarões antigos, suas ruas estreitas e seu dia a dia tranquilo.

A Igreja da Lapinha foi construída em estilo mourisco e fundada em 1771. Está inclusa no Ministério das Relações Exteriores, nos registros dos monumentos em estilo moçárabe* da América Latina, como sendo a única igreja no estilo mourisco do Brasil. Após passar por grandes transformações, teve sua fachada invertida: anteriormente, ficava de frente para o mar; atualmente, é voltada para a praça.

O santuário reflete uma mistura de estilos arquitetônicos. A fachada tem estilo neogótico, simples, pintada de branco. Já o seu interior, uma grande surpresa. As paredes são tomadas de cores, texturas e contraposições, devido à influência moura, o que faz lembrar uma mesquita. A igreja possui 6 altares laterais, além do altar principal