Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo

timer 1 min de leitura

Famosa pelo filme o Pagador de promessas, reabre suas portas e a torre com vista panorâmica para o Centro histórico

Após 16 anos fechada e mais três anos e meio de um processo intenso de restauração, a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo foi reaberta no dia 5 de fevereiro de 2018. Hoje, quem olha para a Igreja imponente de portas azuis – única no Centro Histórico desta cor – não imagina o trabalho complexo que envolveu diversos profissionais, com o objetivo de preservá-la.

Construída em 1736 para ser matriz da freguesia criada 18 anos antes, a igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo leva este nome devido à sua localização na rua do Passo, que tradicionalmente é o caminho da procissão dos sete passos de Jesus realizada pelos Carmelitas durante a semana Santa, na sexta-feira da paixão. O primeiro passo simbólico dos sete passos de reflexões de Jesus até o calvário é feito em frente à igreja.

Localizada teoricamente onde “o Pelourinho e o Carmo se encontram”, a Igreja do Passo ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962. O drama, escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, conta a história de um homem que carrega uma cruz desde sua terra, no interior da Bahia, até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local.